sábado, 20 de novembro de 2010

.whoopieeeeeeeeeee!.

hoje resolvi inovar e testar 'os novos cupcakes': as whoopie pies. é isso mesmo. há quem diga que os cupcakes já estão ultrapassados e que o 'pau que rola' agora são as whoopie pies - pelo menos era isso que dizia a matéria da revista do jornal o globo [intitulada te cuida, cupcake!] que a mamãe trouxe para mim quando voltou do rio, semana passada. googuei as whoopie pies e encontrei milhares de outras matérias, receitas e fotos. visualmente, elas são semelhantes aos macarrons franceses [principalmente quando a gente não acerta e elas ficam assim, fininhas!], mas as whoopie são mais como dois cookies [com textura mais macia, quase como de bolo] unidos por um recheio no meio e a massa dos macarrons é mais como um suspiro. a receita original tem recheio de marshmallow caseiro e é atribuída aos amish, comunidade norte-americana que se recusa a utilizar artefatos tecnológicos e vive como se não estivesse no século XXI. a mais antiga colônia amish está na pensilvânia, mais precisamente na cidade de lancaster, e dizem que as whoopie foram batizadas assim porque os maridos vibravam [tipo 'iúpiiiii!'] quando as encontravam nas marmitas que levavam para o trabalho, preparadas por suas esposas. como eu não tinha gordura vegetal hidrogenada nem limão em casa para fazer o sour cream, necessários para as whoopie de chocolate, fiz esta receita de baunilha e recheei com a velha e boa nutella [de novo!], usando o saco de confeiteiro com bico estrela [talvez devesse ter usado o 1m, para que o recheio ficasse mais generoso, mas fiquei com medo de ficar desproporcional, já que minha massinha ficou muito fina - as whoopie são bem mais grossas: vi algumas com espessura de bem-casados, outras com espessura de mini-sonhos!]. fiquei triste por não ter acertado de primeira, mas vou tentar outra vez qualquer dia desses. por outro lado, elas não ficaram tão feias assim [para serem as primeiras que fiz e considerando que sou uma amadora, que utiliza utensílios de cozinha amadores e improvisados, como a forma de pão-de-mel que eu usei para cortar a massa, que esparramou toda na forma depois que foi para o forno e me deixou meio desesperada - não fossem as aulas de desenho do jardim II, onde aprendi que podia desenhar um sol redondinho com o fundo da garrafinha na minha lancheira...] e ficaram deliciosas [achei que ficou bem equilibrada a mistura da massa de baunilha com o recheio de nutella e o polvilho de chocolate nestlé do padre por cima!]. estão servidos?!

3 comentários:

  1. ai q isso deve ser bom! hummmmmm
    muito sucesso, Candice!

    ResponderExcluir
  2. Huumm... lembrei de uma receita nessa mesma, digamos assim, estetica. Mas ao inves de massa de bolo era massa folheada, assim fininha, e o recheio de mousse de chocolate. Eu fiz aqui e depois sai adaptando, testando outros recheios. Delicia!

    ResponderExcluir