terça-feira, 2 de novembro de 2010

.yânika.

.cupcake formigueiro com recheio de nutella e cobertura de ganache de chocolate meio amargo.
esses foram os primeiros cupcakes que fiz na vida! yânika é a namorada do meu sobrinho, uma menina doce e reservada, que provavelmente já terá se formado em medicina quando eu abrir a minha loja, e que já conquistou toda a família. esses cupcakes são uma homenagem não apenas a ela, mas também ao Kalil. os dois compartilharam comigo a primeira bagunça na pequena cozinha do apartamento do meireles. Nicole [que nomeará os primeiros cupcakes que eu fizer com cobertura de ganache de chocolate branco - o preferido dela!] também esteve presente na 'farra na casa da titia' e ajudou bastante a confeitar. os cupcakes ficaram lindos, alegres e gostosos como a noite em que foram preparados.
--------------------------------
quem me mandou a receita do bolinho foi a Chel, que pegou no the cookie shop [eu fiz com granulado de chocolate!]. a receita da ganache de chocolate meio amargo é a seguinte:
.ingredientes.
- 400g de chocolate meio amargo [eu usei o da nestlé]
- 250ml de creme de leite nestlé [caixinha]
- 1 colher de sopa de glucose ou geléia de brilho [opcional]
.modo de preparo.
- picar o chocolate em pedacinhos [eu pico depois de fazer finíssimas lasquinhas com uma faca afiada!] e colocar num recipiente de vidro [tipo pirex], que vá ao microondas [caso necessário!]
- colocar o creme de leite e a colher de sopa de glucose/geléia de brilho num recipiente que vá ao microondas e mexer até conseguir uma mistura homogênea
- levar o creme de leite e a glucose/geléia de brilho ao microondas até ferver
- despejar o creme de leite e a glucose/geléia de brilho quentes sobre o chocolate picadinho e esperar que o chocolate derreta naturalmente por uns 5 minutos
- misturar bem até conseguir uma mistura homogênea [verificar se o chocolate está derretido por completo - caso não esteja, leve toda a mistura [agora já com o chocolate] ao microondas por mais 30 segundos].
- levar à geladeira para esfriar e endurecer um pouco por uns 5 minutos [não deixe endurecer demais, senão não vai conseguir usar o bico para confeitar! quando as bordas estiverem endurecendo, estará no ponto.]
dica da didica: jamais tente confeitar os cupcakes enquanto os bolinhos e/ou a cobertura estiverem quentes. é imprescindível esperar que os bolinhos esfriem [na grade de resfriamento - para que resfriem por igual, por todos os lados, inclusive pelo de baixo], senão a cobertura derreterá e a frustração será certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário